Atividades Disciplina de Artes


PLANO DE AULA: REPRESENTAÇÕES DO CORPO HUMANO NA ARTE
Modalidade/Níveis de Ensino:
Séries do Ensino Fundamental
Educação de jovens e adultos 1º ciclo
Objetivos - o aluno poderá aprender com essa aula:
- Conhecer as diferentes maneiras de representação da forma humana de diferentes períodos da História da Arte até o Renascimento.
- Aprender regras de proporcionalidade nas práticas artísticas.

- Conhecer noções do desenho artístico.
Duração:
 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados com os alunos:
- Leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras de arte que envolva representações do corpo humano ao longo da história da arte.
Estratégias e recursos de aula
- texto de apoio sobre cânones da figura humana utilizado pelos artistas para representarem a figura humana padrão.
- utilize desenhos e imagens de super-heróis dos quadrinhos para compreender as formas humanas típicas, proporções usadas, regras mais comuns, e a quais tipos de representação dão suporte.
Texto: O cânone da figura humana

Cânone foi o título de um tratado sobre as proporções do corpo humano escrito pelo escultor grego Policleto em meados do século V a. C. Cânone ou cânon é uma palavra de origem grega que significa regra, padrão, modelo ou norma. As representações humanas mais aceitáveis dentro do conceito de belo dos séculos posteriores obedeciam aos cânones. Os cânones mais usados hoje são o de 8 cabeças e o de 7 ½ cabeças. Nestas regras, o tamanho de cada parte do corpo depende do tamanho da cabeça. Por exemplo: Torso (peito e quadril) – 3 cabeças; Coxa – 2 cabeças; Pernas – 2 cabeças; Braços – 1,5 cabeça; Mão – um pouco menor que 1 cabeça.


Homem Vitruviano
Observe a imagem do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci (1452-1519). Foi inspirado na obra De Architectura do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio. Este desenho foi criado para representar o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. No desenho temos um homem nu, representando uma sobreposição de imagens formando quatro posições diferentes. A técnica utilizada por Da Vinci foi lápis e tinta sobre o papel, dimensões 34 por 34 cm. Homem Vitruviano está exposto na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, na Itália.



Regra da proporcionalidade
 A base do desenho anatômico é a proporção. Proporção é a relação de uma coisa em comparação com outra. Para começar a desenhar devemos estabelecer algumas proporções. Em arte a unidade de proporção mais utilizada é a “cabeça”.
Material
- texto de apoio no quadro para leitura e interpretação;
- imagens que estarão disponíveis no quadro;
Questionário:
1 – O que significa a palavra cânone?

2 – Para que serve o cânone?
Observe as imagens abaixo:
Nas histórias em quadrinhos, normalmente vemos muitas figuras masculinas e femininas desenhadas com a forma física idealizada. Essas representações não são feitas por acaso. Normalmente os heróis representam ideais de perfeição. O corpo é um instrumento de relação do homem com o mundo, ligado à identidade cultural, as relações de poder e subjetividade no contexto contemporâneo. Esse tipo de construção idealizada do corpo pode estar ligada a busca do homem pela perfeição, geralmente representada pela saúde física, estética e pela superação.

Você acredita que um corpo perfeito é indicio de todas as qualidades de um ser humano?
Antigamente as pessoas pensavam assim. Muitas sociedades abandonavam crianças recém-nascidas que possuíam algum tipo de deficiência congênita, outras sociedades acusavam de serem bruxas mulheres idosas ou feias. Na sociedade atual o ideal de beleza do corpo ainda é bem relevante. As pessoas frequentam academias, fazem dietas e plásticas para terem saúde, beleza e longevidade.

Você faz algum exercício físico ou dieta? Que parte do seu corpo você mudaria e por quê?
Devemos lembrar que as representações do corpo humano seguem em cada época a objetivos sociais específicos e costumam generalizar bastante. Na verdade, todas as pessoas, quer tenham o corpo ideal ou não, possuem qualidades. Lembre-se que ninguém é igual. Cada raça, cada etnia, gênero, inteligência faz parte e contribui para que sejamos uma sociedade mais ampla e rica. No final, são nossas diferenças que nos definem.

Atividade prática
Faça seu próprio diagrama no caderno.
- utilize este esquema para desenhar uma figura masculina e feminina conforme o modelo dado no quadro.
Esquema de proporções:
TORSO (peito e quadril) – corresponde a 3 cabeças.
COXAS – 2 cabeças
PERNAS - 2 cabeças
BRAÇOS – 1 cabeça e meia
ANTEBRAÇOS – 1 cabeça
MÃOS – um pouco menos que uma cabeça. 
Avaliação
O aluno deve apresentar seus desenhos aos colegas.
Verificar se houve compreensão dos itens dados, se os alunos produziram seus próprios desenhos, se compreenderam os passos iniciais para as técnicas de desenho artístico.



ATIVIDADE: ENIGMAS
Os enigmas abaixo consistem em descobrir os termos escondidos entre as letras dispostas ao redor do quadro. Para isso, é necessário pintar as apenas as letras X, Y e Z da sequência, e retirar as letras que sobram. Esta atividade é indicada para alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos dos anos iniciais 5º ao 9º.









Postar um comentário

0 Comentários