RESENHA "A terrivel Elizabeth Dumn contra os diabos de terno"


 História em Quadrinhos.



Escrita e desenhada por Arabson Oliveira esta HQ foi publicada pela primeira vez em 2013, sendo uma das obras de quadrinhos agraciada por prêmio da SECULT do Espírito Santo e uma das indicadas do 29º Trofeu HQ Mix. É publicada atualmente pela IHQ editora. Traz as aventuras de Elizabeth, uma menina insolente e de gênio forte, que de repente tem de lutar com forças das trevas para não ser levada pelo homem com quem o pai fez um pacto e que lhe aparece 20 anos depois para cobrar a dívida.

A premissa é logo compreendida nas três primeiras páginas, e apesar do tema de “Fausto” não ser exatamente novo, o modo como o autor estabelece o ritmo da narrativa visual atrai a atenção pela irreverência, tirando sarro do absurdo da situação. Há alguns elementos reconhecíveis das narrativas de terror do estilo como um punhal abençoado e palavras mágicas que o autor não faz a menor questão de explicar, bem como o tocador de violão e sua fita demo para “Rosadélia” – uma alusão talvez a Robert Johnson, um dos maiores “blues man” dos Estados Unidos, morto em 1938 em condições misteriosas e cuja história envolve um pacto com o diabo em uma encruzilhada. 

Por não se deter em explicação alguma de certos elementos, pode-se ter dificuldade em entender os diálogos, como o do “anjo” que aparece do nada, sem função ou motivo aparente, ou do sinal na sua roupa, - que muitos não vão sequer perceber antes de ler isto – e que a protagonista identifica como “petrichor”. 

O traço distinto do desenhista é bem expressivo, e as cenas de ação bem desenvolvidas e claras, com bons movimentos. É um exemplo de como o roteiro e a ilustração se complementam.

Postar um comentário

0 Comentários