É uma grafic novel escrita e desenhada pelo cartunista francês Fabien Toulmé, publicada em 2014, pela Ed. Delcourt. É um quadrinho autobiográfico, onde o autor nos conta suas experiências relacionadas ao nascimento de sua segunda filha, Julia, portadora de síndrome de Dawn.
A história começa com o retorno de Toulmé para França, agora com esposa Patrícia e a pequena Louise. A família pretendia viver uma nova fase, já aguardando o nascimento do novo bebê. Logo que se organizam, o autor começa em um novo emprego (que não o deixa tão animado, já que possui um gênio bastante inquieto e como engenheiro civil nunca permaneceu muito tempo num lugar só), e o bebê nasce. Então vem toda a sua decepção ao perceber que a filha não era como as outras crianças. Ele sente dificuldade a se ligar a filhinha, que possui um problema do coração desde o nascimento, e carecia de cuidados.
Diante da impotência de ter uma filha com a trissomia do cromossomo 21, este pai tem de lutar contra os próprios preconceitos. Ele levanta questões como a dos recursos da ciência que não serviram para detectar os potenciais problemas fetais durante a gestação, o choque dos pais que esperam uma criança normal e não sabem como lidar com o fato de seu bebe nunca ser como as outras crianças, a discriminação em relação a pessoas com deficiências, a adaptação àquela nova realidade, a relação da criança com a família, o seu desenvolvimento físico e psicológico, tudo é contado no traço caricatural do artista, com bastante honestidade.
No Brasil foi publicada pela Editora Nemo.
Outras HQ’s do autor: Duas Vidas (2017), A Odisséia de Hakin em 3 volumes (2020), Suzette, ou o grande amor (2021), Reflexos do mundo: na luta (2023), Inoubliables (2023).
0 Comentários
Faça seu comentário aqui:
Emoji