Do quadrinista canadense Guy Delisle, esta é uma grafic novel no estilo diário de viagem, já conhecido do artista, que trata das experiências do autor em Jerusalém, em 2009, onde residiu durante um ano acompanhando a esposa que trabalha na administração da organização humanitária MSF (Médicos Sem Fronteiras).
Ele reproduziu as atividades diárias bem como os detalhes que vivenciou no território conflituoso de Israel, onde convivem várias etnias, cristãos, árabes, muçulmanos e judeus, nem sempre pacificamente. Já no início ele conhece um velhinho simpático no avião, que se põe a entreter sua filhinha. Sua imaginação corre solta quando vê no braço do velhinho os números indicando que provavelmente era um remanescente de um campo nazista.
A primeira impressão é a de que não era um país de terceiro mundo, como os anteriores onde sua esposa esteve em seu trabalho. Logo vai percebendo a complexidade daquela região, dividida entre israelitas e árabes, com seus bairros de judeus, cristãos, sirios, armenos, etc. E a tensão nas zonas de conflito, como Gaza, que sofria sob ataques constantes de grupos dissidentes do Hamás contra a autoridade palestina.
Tentar educar os filhos, trabalhar e buscar oportunidades de conhecer novas culturas levam o criador as mais interessantes situações. É importante destacar que mesmo de origem canadense, o Delisle procura observar as condições culturais impostas com respeito. De sua posição de estrangeiro, se adaptando no que é preciso para viver nas nações que visita, ele apresenta sua perspectiva da vida que precisa levar naquele local novo e as vezes exótico sem perder de vista sua própria cultura.
Publicada no Brasil pela Editora Zarabatana, já está na 3ª edição.
0 Comentários
Faça seu comentário aqui:
Emoji