Nimona, de Web Comic para HQ divertida (RESENHA)

Nimona é uma adolescente metamorfa que se candidata a aprendiz de um vilão chamado Lord Ballister Coração Negro, que tem interesse em dominar uma cidade para executar uma vingança contra um arqui-inimigo que é o herói oficial por lá.

Ballister luta contra os planos de uma Instituição que é quem realmente controla tudo. A sociedade é medieval, mas possui elementos futuristas, que mesmo contraditórios, não incomoda na imersão na história, e funcionam como bom cenário justificando a presença dos heróis e vilões cavaleiros e dragões. Subverte clichês de gênero, mesmo trabalhado com clichês.

No final das contas, o vilão possui regras e nem é tão vilão assim; o herói tem seus conflitos, a sociedade tem seus problemas políticos e éticos, e os personagens tem desenvolvimento próprio durante os seguimentos, com camadas que vão sendo descobertas durante o andamento da leitura.

Nimona é uma graphic novel ligeira, que tira sarro das situações e dos personagens e não foi feita para ser levada a sério, mas para divertir. Foi pensada como uma web comic, que consegue prender o leitor, mais por mérito do texto da autora que pela ilustração propriamente.

Não é que o desenho seja ruim. O estilo de ilustração é cartunesco, infantil, com cores chapadas, e cumpre a função, apesar do tamanha reduzido trazer alguma dificuldade na leitura tanto na forma quanto do quadro a quadro. Outro ponto é a fonte dos balões que também pode atrapalhar devido ao tamanho e a escolha da letra, que foi mantido na publicação em português pela Intrínseca.

Foi publicada por aqui em 2016. A autora americana Noelle Stevenson, recebeu o prêmio Eisner Award e o Slate Cartunist Studio P. rize de Melhor Web Comic, sendo indicada para outros prêmios.

Há uma animação que está sendo produzida, e devido a problemas com os estúdios que compraram os direitos inicialmente, está agendada para ser lançada em 2023. Se guardar semelhança com a história original deverá agradar muito, e é esperada ansiosamente pelos fãs.







Postar um comentário

0 Comentários