Matadouro de Unicórnios, uma HQ violenta e intrigante - (RESENHA)

 


É uma HQ brasileira, escrita por Juscelino Neco e publicada em 2016 pela editora Veneta.

Gonçalo é um escritor com o talento desperdiçado, que precisa trabalhar como ghost writer para seu editor, ajudando a escrever a história de um assassino em série que está na prisão e acaba virando quase uma celebridade pela cobertura midiática do caso. A ideia era a de produzir uma obra de jornalismo literário ou uma biografia de um criminoso, o que faz Gonçalo entender que essa é uma boa sacada pra produzir obras que vendem bem no mercado literário.

Gonçalo começa então, com ideias tortas e objetivos que pra ele tem muito sentido: colocar em prática os próprios assassinatos. Assim, vai penetrando aos poucos em um torvelinho de violência e crimes que o vão conduzindo a grandes reviravoltas na sua vida.

A temática é de serial Killer, numa história que explora gradativamente o desenvolvimento do comportamento violento do protagonista e como a atenção do público se volta para temas que envolvem a torpeza humana.

O desenho é simples, em preto e branco, e funciona muito bem até por que o texto é bom, fluido, sem gorduras, possibilitando uma boa imersão no universo do protagonista.

A história é narrada pelo próprio Gonçalo, e vai intercalando as cenas com as suas lembranças, e como é normal em textos narrados em primeira pessoa, a linguagem narrativa te leva a desconfiar do narrador protagonista, até por que a perspectiva é de um psicopata contando a própria história sem remorsos, talvez com um pouco de culpa por ter se dado conta que se meteu em uma grande encrenca, com humor negro, ironia e nonsense que uma história assim pode conter.



Postar um comentário

0 Comentários