ANGOLA JANGA: UMA HISTÓRIA DE PALMARES RESENHA (QUADRINHOS)



A HQ de Marcelo D’Salete é uma leitura de ação, tomando certas liberdades para usar o termo. Nascida de uma reflexão sobre Palmares, traz a história de resistência negra para a linguagem ficcional dos quadrinhos, com uma qualidade em texto e imagem surpreendentes.

Angola Janga “pequena Angola”, era um conjunto de mocambos espalhados pela Serra da Barriga, na Capitania de Pernambuco, hoje Alagoas, onde milhares de negros formaram ajuntamentos de pessoas buscando fugir as crueldades que sofriam nos engenhos. O autor reúne vários nomes famosos de Palmares, como Ganga Zumba primeiro grande líder de Palmares, Soares, Zumbi, Andala irmã de Zumbi, todos mostrando um pouco de suas respectivas participações em Palmares e do legado para a resistência negra num período onde a liberdade era tão cara.

O desenho é expressivo, e o contraste de preto e branco funciona no traço do artista, que desenha cada folhinha das árvores cuidadosamente, um trabalho paciente que se soma a narrativa, complementando o texto.

dividido em capítulos que apresentam momentos diferentes com personagens com histórias diferentes, mas que vão integrando uma narrativa maior se inter-relacionando ao longo do tempo.



Diante uma sociedade escravagista seria impossível argumentar quanto a desumanização aos homens e mulheres negros. O tratamento dispensado a essas pessoas era de um absurdo monstruoso que D’Salete não poupou mostrar ao leitor. Há transições entre as cenas que constroem uma narrativa visual poética em silêncios tensos e expressivos, onde a ação se desenrola visualmente sem necessariamente precisar de texto para entendermos as sensações no contexto dos personagens naqueles momentos cruciais.

É um trabalho que o autor levou em torno de treze anos para produzir, reunindo informações históricas, relatos, e preenchendo lacunas de modo a produzir um trabalho único e importante para começarmos a repensar nossa própria identidade.

Obra recomendadíssima!





Postar um comentário

0 Comentários