RESENHA Beladona, os pesadelos de uma menina




História em Quadrinhos.

Beladona é uma Grafic Novel brasileira, escrita por Ana Recalde, desenhada por Denis Mello e publicada pela AVEC Editora em 2014. Conta a história de Samantha,  que desde muito pequena é perseguida por pesadelos terríveis. Toda sua trajetória perfaz uma infância devastada por terrores noturnos, bulliyng dos colegas, incompreensão dos pais, até o ponto de virada que modifica totalmente sua compreensão do mundo tenebroso de seus pesadelos, conduzindo-a a um desfecho bem mais sombrio do que ela esperava. 


O argumento é bem direcionado pela escritora que não expõe informações além do necessário, produzindo o interesse na trama. O texto possui alguns problemas de edição, como palavras repetidas em demasia ou formas coloquiais em um momento que desaparecem dando lugar ao mesmo termo na norma culta. Mas são questões que não impedem a admirável potência da trama.

A arte é expressiva com cores e traços largos ampliando o tom umbroso, sendo fundamental para a atmosfera de pesadelo. Em contrapartida, há momentos em que a dificuldade em distinguir os desenhos prejudica a lógica da narrativa visual, pois, omitindo-se os quadros, as figuras intercalam-se e se misturam. Esse caos visual  é plausível como estratégia no intuito de colaborar com a narrativa, porém, em alguns momentos afeta a compreensão total do que o texto pretende passar.

Recomendadíssima hq brasileira, de qualidade indiscutível.





Postar um comentário

0 Comentários