RESENHA "Dora", até onde uma mãe pode proteger sua filha

História em Quadrinhos.



Esta é uma grafic novel  escrita e desenhada por Bianca Pinheiro publicada originalmente de forma independente em 2014, e republicada em 2016 pela Editora Mino. 
Dora é uma garotinha diferente, que segundo a mãe, é muito especial. Acontece que as pessoas que a conhecem não pensam dessa forma, e os problemas que a pequena causa são dignos de um filme de terror.
O HQ começa com a mãe de Dora sendo interrogada sobre o passado e as situações que a levaram até ali. A autora não entrega a história de Dora, e prefere revelar com  flesh backs aumentando a expectativa sobre os possíveis motivos que nos trazem aquele momento. Ela consegue manter o clima de mistério mesmo quando alguns acontecimentos denunciam sobre a verdadeira natureza da pequena Dora, segurando nossa atenção até as ultimas páginas.

A arte dos desenhos em preto e branco remete a HQ’s como Persepólis (2010, Companhia das Letras), de Marjane Satrapi, pela característica autoral, e Black Hole (2005, agora publicada pela Dark Side Books no Brasil) de Charles Burns, nos aspectos do suspense e estranheza.
Saiba um pouca mais no site da autora: http://bianca-pinheiro.tumblr.com/dora.


Postar um comentário

0 Comentários